Abaixo, o recorte de uma maquete que produzi em 2016, representando um extinto cenário de uma também extinta história:
A torre foi feita com rolo de papel toalha; as mini árvores, a argila e os demais materiais eu adquiri através do Mercado Livre. E aí, valeu a pena todo o esforço, todas as horas empenhadas? No meu caso, a única resposta que posso dar é não, levando em conta que o material não se provou bom o suficiente para ser utilizado na divulgação do livro. Pior que isso, a história sequer foi para frente... No aspecto diversão e dar vazão à imaginação, tudo bem, foi uma experiência válida.
Já para aqueles que realmente possuem talento em algum outro ramo da arte, talvez o esforço possa produzir bons frutos. Minha única recomendação para os marinheiros de primeira viagem é: não se jogue de cabeça. Comece com um projeto pequeno. Colete opiniões. Teste, como se fosse um piloto, antes de comprometer várias horas de trabalho.
Horas de trabalho: essa é a questão que motivou o post. O tempo está cada vez mais escasso para nós que vivemos na Era Digital, e principalmente para os habitantes das grandes cidades e metrópoles (devido ao trânsito, por exemplo), por isso precisamos nos planejar antes de empreendermos qualquer atividade que vá consumi-lo significativamente. O relógio está correndo, e ninguém vai querer dedicar uma fração de sua vida em um trabalho sem potencial, em algo que não tenha a mínima capacidade de vingar - excetuando aquilo que é feito por puro lazer/hobby.
No caso dos autores que não possuem talento suficiente nas áreas da música, do desenho, da fotografia), o ideal talvez seria um enfoque na produção literária em si, ou na profissão que te remunera e que te proporciona a oportunidade de entregar o serviço na mão de profissionais. Quer um exemplo? Em 2015, gastei dezenas de horas tentando elaborar um mapa para o livro que eu escrevia naquela época. O mapa acabou se revelando inútil, devido ao formato utilizado em sua feitura (mapa político), incoerente com a história e, além disso, bastante amador. Amadorismo, aliás, não é um ingrediente bem digesto na já difícil carreira de escritor.
Achou o conteúdo relevante? Então fique ligado no próximo post!
Kommentare