Adjetivos fazem parte de uma classe de palavras. Como classificá-los? Que tal começarmos pelos exemplos e, assim, assimilarmos de forma intuitiva, deixando a definição para um segundo momento?
“Bonito; rústico; engraçado; responsável; preguiçoso, sagaz; malévolo; irritadiço.”
Agora, identificaremos os adjetivos nas frases a seguir:
“O leitor voraz sempre carrega um livro consigo.” “O aluno esforçado obteve ótimos resultados.”
Respectivamente, os adjetivos contidos nas frases são: voraz e esforçado.
Agora, por fim, a definição! Um adjetivo é uma palavra responsável por caracterizar outro termo, como um substantivo, ou pronome, ou mesmo informar o estado deste termo. Quando adjetivamos, temos a intenção de atribuir uma característica a algo ou a alguém. Portanto, podemos concluir que adjetivos equivalem a características. Outra definição importante: um adjetivo sempre será empregado em função de outra palavra, nunca sozinho. Mas, é importante observarmos o seu posicionamento junto ao termo a que ele se refere, já que isto pode mudar o sentido do adjetivo. Exemplo: “O simples camponês estava no evento de agroeconomia.” O camponês simples estava no evento de agroeconomia.” Na primeira sentença, “simples” atribui uma característica da personalidade do camponês. Na segunda, “simples” assume, tão-somente, o sentido de “comum”.
Em alguns casos, substantivos podem ser adjetivados, ou seja, podem assumir a função de adjetivos. Exemplo: “O meu irmão é forte como um touro.” “Touro”, neste caso, atribui uma característica ao sujeito, salientando a sua força.
É importante assegurar que os alunos saibam responder corretamente às seguintes questões:
Quais são os adjetivos que você costuma utilizar com maior frequência? Como definir, com apenas uma palavra? Quais exemplos de substantivos adjetivados você utiliza mais frequentemente?
Por Pietro Abbate.
Comments